UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Vídeos produzidos por alunos de Design Gráfico serão exibidos no Anima Mundi

Vídeos produzidos por alunos de Design Gráfico serão exibidos no Anima Mundi

23 de maio de 2018

Filmes foram criados para a disciplina Projeto de Curta Animado

Quatro curtas animados elaborados pelos alunos do curso de Design Gráfico da Universidade Veiga de Almeida (UVA), campus Tijuca, serão exibidos na 26ª edição do Anima Mundi, que acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 20 e 29 de julho. Os filmes Cabeça Kent, de Renato Medeiros, Bushirei - O Espírito do Guerreiro, de Leonam Costa e Krystal Teodoro, Proibido Orcs, de Heliton Lima, e Bardo, de Daniele Martins, foram criados pelos estudantes para o projeto final da graduação e, após eles mesmos inscreverem o material, foram selecionados para participar do maior festival de animação da América Latina.

O coordenador do curso, Gabriel Cruz, conta como os curtas chegaram ao Anima Mundi. “Após a conclusão do curso, o filme fica com o aluno e, por essa razão, ele tem a possibilidade de gerar uma carreira para esse curta. Como ele faz isso? Inscrevendo o material nos festivais de animação e participando dos processos seletivos”. O professor celebra o ingresso dos quatro vídeos na programação do festival devido à projeção internacional do Anima Mundi e a dificuldade que é entrar, por conta número de materiais inscritos.

“O Anima Mundi é a vitrine da animação na América Latina. Ser selecionado é a certeza de que o seu trabalho é digno de estar entre os melhores do mundo e isso agrega muito valor ao currículo do profissional”, destaca. Cruz revela que alunos que participaram de edições anteriores conseguiram empregos em grandes empresas do mercado por conta desse diferencial: tiveram um filme exibido no segundo maior festival internacional de animação do planeta.

O coordenador relembra de outras participações da UVA no Anima Mundi. “Antigamente nós ganhávamos o Curta Criativo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e, automaticamente, o vencedor entrava para o festival. Porém, nos últimos quatro anos, com o fim do Curta Criativo, os alunos começaram a participar do processo seletivo comum para conseguir uma vaga na programação”. Após essa mudança, em 2015, quatro vídeos de estudantes da UVA já foram selecionados para integrar as edições do Anima Mundi.

Com essas participações no festival, Cruz notou uma melhora na qualidade dos materiais produzidos nos projetos finais do curso. Para ele, isso incentivou os alunos, que passaram a desenvolver curtas mais profissionais e inovadores, impressionando a banca avaliadora. “A quantidade de selecionados vem aumentando a cada ano. Começamos com um projeto, depois foram dois vídeos e hoje celebramos quatro curtas no festival de animação. Espero que no ano que vem tenhamos oito filmes na programação do Anima Mundi”, brinca o professor.


Texto produzido por Gabriel Brum, estagiário da Comunicação Institucional