UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > Estudantes da UVA avaliam estrutura de fábrica abandonada

Estudantes da UVA avaliam estrutura de fábrica abandonada

28 de maio de 2018

Alunos de Engenharia Civil participaram da visita técnica

Alunos de Engenharia Civil da Universidade Veiga de Almeida (UVA), campus Cabo Frio, realizaram visita técnica à antiga fábrica da Companhia Nacional de Álcalis, localizada em Arraial do Cabo, no dia 15 de maio. Estudantes das disciplinas “Tópicos Especiais em Estruturas de Concreto” e “Tópicos em Perícias das Construções” foram até o local, acompanhados dos professores Túlio Cezar Melo e Eliene Flora, para inspecionar e avaliar a condição atual da estrutura do prédio.

De acordo com Melo, coordenador do curso, a ideia surgiu da necessidade de mostrar aos estudantes as estruturas em estágio de deterioração mais avançado. “Os alunos participaram do processo de identificação de patologias nos mais diversos locais da fábrica. Essa prática estimula a capacidade de investigação de situações reais, bem como auxilia no processo de compreensão dos mecanismos de deterioração de esqueletos de concreto”, destaca.

O estudante Jorge Ferreira, do 9º período de Engenharia Civil, conta que a experiência deu um novo olhar de como eram feitas as construções antigamente. “Por ser uma obra que ocorreu na década de 1950, onde aparentemente a visão sobre a durabilidade era pequena, o cobrimento mínimo a ser adotado deveria ser bem avaliado, o que pudemos perceber que não ocorreu, pois muitos pilares e vigas estavam com a ferragem aparente e, por esse motivo, a superfície do concreto diminui sua vida útil”, explica.

A professora Eliene ressalta a importância das visitas técnicas para a formação dos alunos. “É de grande necessidade que se realize momentos fora da sala de aula para aproximar os estudantes das realidades construtivas, da aplicação efetiva dos conceitos e das técnicas à prática. O resultado dessa ação é a surpreendente constatação do aluno, que assimila o que aprendeu em aula com o que irão estudar no decorrer das disciplinas”, afirma.


Texto produzido por Gabriel Brum, estagiário da Comunicação Institucional

fotos da galeria