UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Eventos > SECOM Barra 2018

SECOM Barra 2018

15 de maio de 2018

Horário

Local

 

Conferir na programação

Campus Barra

 


Programação completa

DIA 15 de maio

MANHÃ I
Horário: 9h às 10h30

Tema: Liberdade de expressão na mídia em 50 anos
A palestra busca proporcionar uma visão sobre a “liberdade de expressão na mídia em 50 anos”, abordando aspectos como o direito à liberdade, obstáculos enfrentados, a censura atual e a esperança para o futuro. Será um mergulho histórico que trará clareza sobre o que  vivemos hoje na mídia na sociedade brasileira.

Palestrante:
Cláudia Chaves-Doutora em Letras pela PUC do Rio, jornalista, publicitária, relações-públicas, bacharel em Direito pela UFRJ, bacharel em Comunicação-PUC-Rio, mestre em Literatura Brasileira pela PUC-Rio. Diretora do Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho (Castelinho do Flamengo), coordenadora da Politica Cultural para População Madura da Prefeitura do Rio, Mentora da organização ClaudiadoSaber, consultora do site Leilões BR, crítica gastronômica da Revista Made, crítica teatral dos site Lu Lacerda e Boa Diversão e da Revista Brasileiros. Consultora da Associação Carioca de Eventos, da Rioeventos. Foi advisor do Grupo Ancar-Ivanhoe para gestão de governança familiar, consultora da empresa Tallink de Navegação e consultora da área estratégica da Fingr´s do Brasil e do Bloco Spanta Neném.

MANHÃ II

Horário: 11h às 12h30
Tema: "A evolução da Publicidade de 1968 até 2018".
O publicitário vai trazer para a Semana da Comunicação (SECOM) um debate sobre "A evolução da Publicidade de 1968 até 2018". Será uma viagem ao tempo abordando o processo de evolução da publicidade. A discussão promete uma enriquecedora reflexão sobre como a censura interferiu nas campanhas publicitárias e quais foram os métodos adotados, até os dias de hoje, para garantir uma comunicação livre e cada vez mais voltada ao seu consumidor. É uma oportunidade imperdível para os alunos conhecerem todas as mudanças e adaptações necessárias que foram implantadas no mercado de trabalho, para fazê-lo crescer e se modernizar de acordo com as novas demandas e exigências da sociedade.  

Palestrante: Marcelo Gorodicht - publicitário e empresário atua no mercado de trabalho há 30 anos e já foi eleito três vezes a Publicitário do Ano. Atualmente, exerce a função de diretor geral da X|Tudo – uma agência de publicidade voltada para comunicação completa, integrando propaganda, marketing digital, design e redes sociais. Atuou também como membro do Conselho Superior do CONAR (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária).


OFICINA TARDE I
Horário: 13h30 às 15h
Tema: A linguagem na comunicação
A oficina será importante para universitários que buscam melhorar a escrita e a fala na área da Comunicação Social. A aula terá como foco a forma correta de utilizar a linguagem para que seja mais clara e objetiva, além disso os alunos vão receber dicas e tirar todas as suas dúvidas.

Palestrante: Heloísa Fischer 
A jornalista brasileira, Heloísa Fischer, graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),  é criadora do blog “ComClareza”, que reúne informações, conteúdos e notícias sobre uma linguagem mais clara.


OFICINA TARDE II
Horário: 15h30 às 16h
Tema: "Branding para Startups"
A oficina será importante para os alunos que focam trabalhar na área de empreendedorismo e comunicação. A aula abordará a importância do Branding para o segmento das Startups, pontuando como funciona esse modelo de negócio, quais são as tendências de mercado hoje e o porquê estão em alta. Além disso, o palestrante falará sobre as maiores Startups do Brasil e um pouco das tendências para os próximos 30 anos.

Palestrante: Matheus Duarte
Formado em Comunicação Social – Publicidade, pela Universidade Veiga de Almeida e cursou Branding no Polo Criativo. Atuou no PROCON como Design Gráfico, realizou a comunicação do Startup Weekend, desenvolveu a interface da Voopt e é o criador da confeitaria brasileira Afagá.


DIA 16 de maio

MANHÃ I
Horário: 9h às 10h30
Tema: 1968 - O ano que mudou o mundo?
O jornalista Carlos Briggs vai trazer para a SECOM uma visão sobre as mudanças que ocorreram no ramo jornalístico desde 1968. O encontro visa esclarecer dúvidas sobre o que ocorreu na época e revelar o impacto que esse ano causou na humanidade.

Palestrante: Carlos Briggs
Carlos Briggs é mestrando em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou 8 anos como repórter do Boechat, é repórter Sênior III da rádio BandNews FM. Atualmente acumula a função de coordenador de apuração do grupo Bandeirantes.


MANHÃ II

Horário: 11h às 12h30

Tema: Somos todos tropicalistas : Relatos de um jornalista
A palestra vai abordar o relato de um jornalista que é filho de uma colunista que sofreu com a ditadura. É uma oportunidade imperdível para os alunos da Universidade conhecerem como que a comunicação, a mídia e a arte funcionavam naquela época de repressão militar. Ao final haverá apresentação de  músicas do repertório tropicalista com Patricia Mellodi e intervenções de textos autorais de Christovam Chevalier .

Palestrantes:
Christovam de Chevalier-Este Poeta e jornalista atua no mercado jornalístico há alguns anos. Começou sua carreira como repórter no Jornal do Brasil, onde trabalhou com grandes nomes do jornalismo, e de lá para cá, colaborou com as revistas, como: GQ e Joyce Pascowitch. Atualmente, assina a coluna “Parada Obrigatória”, publicada desde 2013 no caderno Zona Sul do jornal O Globo.

Patrícia Mellodi - Cantora e compositora do Piauí. Participou da Banda Blitz, suas músicas viraram tema de novela da TV Globo, fez a trilha musical da peça baseada “no livro de Thalita Rebouças. Foi indicada ao Prêmio Tim de música. Sua canção "Últimas palavras" foi gravada pela harpista Cristina Braga e comanda a coluna “Mulheres empreendedoras do Piauí” no Portal do Sebrae. Faz parte do sarau TRIDIMENSIONAL e é uma artista com intensa atividade no mundo virtual.

OFICINA TARDE I

Horário: 13h30 às 15h
Tema: “Empreendedorismo nos dias de hoje”
Essa oficina trará para a SECOM os desafios do empreendedorismo nos dias de hoje, com foco no trabalho da Comunicação. O palestrante Vinicius Tribian trará como convidados seu sócio Bruno Akiva, a digital influencer Candida Maria e o escritor Felipe Garcia, para ilustrar cases de sucesso de seu trabalho.

Palestrante: Vinicius Tribian
Fotógrafo comercial e sócio-fundador da Agência 021. Atua principalmente nos ramos de marketing digital, fotografia e na produção de produtos audiovisuais para diversas marcas, dentro e fora do Brasil, como por exemplo, a Uber Eats, a mais recente cliente da agência.

Dia 17 de maio – Profissional por um dia e FESTA

Horário: 15h às 17h
Tema: Profissional Por um dia – voltado para os alunos do Ensino Médio do entorno da Região da Barra, seguido de festa de Confraternização da Secom Barra. Essa oficina visa receber alunos do Ensino Médio de várias escolas, para despertar interesse e esclarecer dúvidas sobre mundo do trabalho. O profissional vai explicar como funciona o curso de jornalismo e de publicidade, vai tirar dúvidas e compartilhar experiências.

Palestrantes:
Francini Augusto - Jornalista e ex- aluna da Veiga, trabalhou no jornal São Gonçalo e na assessoria de imprensa do Banco do Brasil. Trabalha na BandNews FM há quatro anos e atualmente além  de realizar reportagens para o jornal BandNews Rio primeira edição, com Ricardo Boechat, também é apresentadora junto com o jornalista Mario Dias Ferreira do Notícias da Manhã.

Rafael Vanni,  publicitário e ex- aluno da UVA, está no mercado há 16 anos atuando em diversas áreas da Comunicação. Atualmente está na TV Globo, na área de criação de Produtos e Soluções em Mídia Digitais e projetos integrados com o Merchandising. Já atuou na criação e gerenciamento de campanhas e conteúdo de entretenimento, social media e tendo clientes como: Petrobras, SporTV, FOX Filmes, Telecine e Rock In Rio.


/ 17h – Festa temática/

Horário: 17h às 21h
Pela primeira vez a SECOM Barra vai realizar uma festa temática em comemoração a mais um ano de evento. Atrações como a banda Indian Brothers e  DJ NITROUS já garantiram presença para animar todo o Campus. Além disso teremos foodtrucks e sorteios. Alunos e não alunos são bem vindos e a festa é totalmente gratuita.

Outras informações


O evento é gratuito.